10 dicas para promover o engajamento da equipe

10 dicas para promover o engajamento da equipe

10 dicas para promover o engajamento da equipe

Promover o engajamento da equipe é hoje um dos maiores desafios das organizações. O papel da liderança tem se tornado fundamental, sobretudo em ambientes que mesclam pessoas com diferentes perfis, objetivos e necessidades. Não basta comandar pessoas, como fazia o líder-herói, agora o líder deve saber estimular o melhor de cada membro da corporação para obter resultados e desenvolver suas potencialidades.

Em períodos de crise e instabilidade, o impacto negativo é sentido não apenas nas finanças das organizações, como também no clima e no engajamento da equipe. Um estudo global realizado pela Aon, empresa multinacional que fornece gerenciamento de riscos, corretagem de seguros e resseguros e soluções de recursos humanos, apontou que em períodos de retração da economia “a gestão tem lucro menor para investir em desenvolvimento e recompensa de funcionários, os quais ficam menos motivados, o que torna mais difícil atrair e reter os talentos que contribuem para os resultados de crescimento desejados”.

Não existe uma receita pronta para de fato promover o engajamento da equipe, mas alguns elementos podem ser utilizados para manter o ambiente organizacional mais produtivo. Quer saber como? Continue a leitura e confira alguns caminhos possíveis dicas a seguir!

1. Ofereça treinamentos individuais ou em grupo

10 dicas para promover o engajamento da equipeComo líder, você deve oferecer treinamento para sua equipe, seja individual ou em sessões de grupo. É preciso entender que são seus colaboradores que irão fazer com que sua empresa tenha sucesso, não você.

Portanto, seu objetivo número um deve ser fazer com que sua equipe seja produtiva e eficiente. Para que isso ocorra, os colaboradores precisam estar satisfeitos com o trabalho. Treine-os com grandeza e você verá uma equipe em sintonia na execução dos projetos e empenhada em atingir as metas e objetivos colocados.

Proporcionar que as pessoas desenvolvam bem as atividades que lhes são designadas promove o engajamento da equipe.

2. Incentive a colaboração de grupo

É importante que sua equipe trabalhe bem em conjunto e que possa colaborar de forma harmoniosa em projetos, sem que surjam problemas. Da mesma forma que mencionamos anteriormente, é imprescindível que os colaboradores estejam próximos uns dos outros e construam relações de amizade.

Assim, as atividades de integração são ótimas para construir conexões e favorecer um trabalho em equipe produtivo. Mas, para ser eficaz, dê a seus colaboradores a responsabilidade e a autonomia que eles precisam.

3. Elogie frequentemente e verbalize sobre o engajamento da equipe

Reconhecer seus colaboradores é uma parte essencial do processo de envolver e motivá-los. Contudo, é preciso que isso ocorra frequentemente e não somente durante as avaliações de Desempenho.
A maioria dos líderes elogia, mas não o suficiente. É preciso entender como a dopamina, que é o hormônio responsável pela sensação de satisfação e felicidade, age no cérebro humano.

10 dicas para promover o engajamento da equipeA sensação de bem-estar e contentamento é passageira. Por isso, é preciso que o elogio seja constante para que os níveis de dopamina possam ser ativados e elevados.

Quando um colaborador faz algo que considera muito bom, ele está esperando um elogio ou reconhecimento. Se não o recebe, acaba chateado e frustrado, o que faz com que os níveis de dopamina fiquem lá em baixo.

Por isso, é preciso estar atento ao que eles estão fazendo e sempre reconhecer os esforços de sua equipe. Quando você faz isso, é muito provável que eles busquem sua aprovação outra vez. Eles não irão querer decepcionar. Por isso, vão fazer o melhor trabalho para serem elogiados com frequência.

Além do mais, elogios, comentários positivos, palavras de motivação e a constatação de que o trabalho está sendo bem feito, seja verbalizado individualmente ou para todo o grupo de colaboradores, promoverá o engajamento da equipe e fará bem para a auto estima dos ouvintes.

4. Veja os erros como parte do aprendizado

Este item reforça o que falamos anteriormente acerca de eliminar o medo dos colaboradores. Um dos grandes problemas das organizações é ter uma cultura onde o erro não é permitido.

Os colaboradores precisam saber que as falhas fazem parte do processo de aprendizado. Tudo deve ser visto como uma experiência engrandecedora.

Como um líder, você precisa fazer com que os colaboradores se sintam confortáveis com seus erros e certificar-se que eles visualizam essa experiência como uma forma de aprendizado que em nada irá afetar suas médias na avaliação de desempenho. Passar para os colaboradores a confiança sobre superar o erro de forma construtiva também é uma forma de promover o engajamento da equipe.

5. Ofereça atividades para aprendizagem

Uma ótima maneira de manter o engajamento da equipe com o trabalho é oferecer chances para eles aprenderem coisas novas.

Tente implantar um novo curso, palestra, seminário, oficina por mês ou trimestre. Essa é uma forma dos colaboradores se distraírem e estimularem a criatividade.

Além do mais, essas atividades irão também favorecer a melhoria contínua dos colaboradores. Além de se constituir em uma ótima maneira de reunir a equipe.

6. Incentive o desenvolvimento pessoal e da equipe

Como um líder, obviamente, você vai querer que seus colaboradores estejam sempre melhorando e evoluindo em suas carreiras e para isso eles precisam de engajamento pessoal e engajamento da equipe em que trabalha.

10 dicas para promover o engajamento da equipeSabendo que na guerra pelo talento, você precisa do melhor para vencer, uma maneira de trazer o seu talento para o próximo nível é incentivar o desenvolvimento.

Você pode até reservar um pequeno orçamento para ajudá-los a participar de conferências ou aulas online. Há ainda diversos materiais e cursos sem custos na internet.

Vale a pena pesquisar e conversar com os colaboradores sobre a importância do desenvolvimento pessoal e da formação de uma equipe competitiva.

7. Envolva todos nas decisões

Esta é, certamente, uma ótima estratégia de engajamento dos colaboradores. Se você deseja que sua equipe se conecte com a empresa e tenha o mesmo nível de paixão que você possui, ela precisa sentir que faz parte do negócio e que suas opiniões e decisões são levadas em consideração pelos gestores.

Confira alguns benefícios em envolver os colaboradores nas tomadas de decisões:

  • Facilita o processo de tomada de decisões;
  • Faz com que sintam que fazem parte da equipe executiva;
  • Torna tudo mais democrático.

8. Permita que seus colaboradores tenham autonomia

Como líder, você precisa confiar em seus colaboradores o suficiente para dar-lhes a autonomia que merecem. Você pode até mesmo deixá-los escolher quais os projetos em que trabalham. Eles precisam ter esse senso de propriedade e responsabilidade para se envolverem verdadeiramente no trabalho e se sentirem empolgados todos os dias ao chegar na empresa.

Se seus trabalhadores estão cientes que não possuem autonomia nos projetos que participam, certamente, eles vão perder interesse facilmente no trabalho, você perderá o engajamento da equipe e eles realizarão suas tarefas de forma automática e desanimada.

9. Continue testando novas iniciativas

Todos na equipe devem ter uma mentalidade aberta para testes e novas experiências. Assim, os colaboradores devem estar sempre pensando em como executar um pequeno experimento ou teste antes de iniciar o processo completo.

Se você incentivar uma cultura de experimentação, rastreamento e métricas, você terá uma equipe muito mais inteligente e estratégica no que faz.

Todos na equipe devem ser capazes de compreender as metas estipuladas e medí-las adequadamente.
Mais do que qualquer coisa, o líder precisa ter uma mente aberta. Isto é, ao invés de dizer “não” às novas ideias, deve encontrar uma maneira viável de testá-las para assim comprovar se irão funcionar bem na organização.

10. Utilize ferramentas para gamificar

A opção mais utilizada nos dias de hoje é a adoção de software como uma plataforma de gamificação para a empresa. A vantagem é a possibilidade de integrar os sistemas que a organização já utiliza a plataforma de gamificação. Dessa forma o CRM, sistema de gestão de projetos ou o ERP da empresa podem se comunicar com a plataforma de gamificação, facilitando a gestão e o balanceamento desse mecanismo.

A gamificação aumenta a percepção de capacidade dos profissionais e promove o engajamento da equipe, fazendo de tarefas difíceis desafios mais simples e divertidos.

Que tal gamificar atividades para tornar o trabalho mais leve e descontraído e, assim, melhorar os resultados do seu negócio?

Aplicando essas dicas aos poucos no seu ambiente de trabalho, todos se sentirão mais motivados ao ir trabalhar e vão desempenhar suas atividades com maior satisfação. Investir no engajamento da equipe é fundamental para garantir uma empresa estável internamente nas suas produções, principalmente quando fatores externos estão ameaçando com impactos negativos.

Além de começar a promover o engajamento na sua empresa, que tal explorar mais iniciativas que ajudarão o seu negócio? Você pode conferir mais dicas como essa se cadastrando na nossa Newsletter e recebendo os conteúdos do Blog do Portal de Inovação!

Equipe Portal de Inovação

O Portal de Inovação é um Sistema WEB oferecido na modalidades SaaS que visa apoiar o processo de Gestão de Inovação das empresas.