5 dicas para inovar e empreender

5 dicas para inovar e empreender

5 dicas para inovar e empreender

Segundo o CEO do gigante Facebook, Mark Zuckerberg, “o maior risco é não se arriscar”. Em outras palavras, o ato de não tomar atitudes perante as dificuldades é deixá-las sucumbir ao contexto em que se encontram. Mas o que isso tem a ver com inovar e empreender?

No contexto da inovação, buscar melhorar para obter diferencial em meio à concorrência do século XXI é o fator crucial para atingir o sucesso. Uma vez que quando a “fórmula” da empresa funciona, fazer com que seus colaboradores e tomadores de decisão aceitem a ideia inovadora, torna-se um processo árduo.

Já voltado ao empreendedorismo, não necessariamente o indivíduo tem que arriscar-se a começar um novo empreendimento. A característica mais requisitada no mercado, em termos quantitativos, é a capacidade de liderança e iniciativa, o que leva as pessoas serem  comumente nomeadas de intraempreendedores ou empreendedores pessoais.

Sendo assim, o que é necessário para conseguir essas características?

A princípio, não é uma simples busca no Google que irá ensiná-lo a inovar e empreender, é preciso uma pesquisa mais aprofundada. Listamos, a seguir,

5 dicas para você inovar e empreender:

1. Mantenha-se atualizado

5 dicas para inovar e empreender

Fique por dentro de todas novidades, procure sempre pesquisar sites de notícias diferentes para ter distintos pontos de vista sobre determinados temas. É necessário estar preparado para todas situações, sempre pensar na visão macro da empresa. Todos os pontos de vista podem afetar o negócio, seja política, mercado consumidor, concorrência ou até a possibilidade de uma doença epidêmica.

 

2. Observe pessoas inovadoras e empreendedoras

5 dicas para inovar e empreender

Estar em meio a pessoas inovadoras e empreendedoras faz com que você adquira tais características, entendendo como funciona o dia a dia, com quem ela conversa e como se relaciona com o mundo.

Mas calma, se você não conhece pessoas inovadoras e/ou empreendedoras, existem outras formas de estar em meio a elas. Veja aqui, como inovar para sobreviver.  Com a era das redes sociais e da informação, praticamente 100% delas estão nas mídias sociais, seja por stories ou por publicação, postando onde estão, o que fazem e com quem dialogam, logo é possível conviver virtualmente com as mesmas, o que vai lhe ajudar a inovar e empreender.

 

3. Arrisque-se

5 dicas para inovar e empreender

Não basta apenas consumir o conteúdo, muitas pessoas estudam bastante e não aplicam o conhecimento, assim como muitas fazem inúmeras atividades e não têm um embasamento teórico. É necessário que cada indivíduo encontre seu ponto de equilíbrio entre aprender e praticar.

 

4. Teste coisas novas

5 dicas para inovar e empreender

Com o conceito de startup, milhares de negócios surgem anualmente e cada um tem sua particularidade, que é o diferencial do seu produto. As soluções, geralmente com viés tecnológico, podem ajudar a inovar e empreender, facilitando o modelo de negócio da sua empresa ou da qual você trabalha.

As novidades nem sempre serão fáceis na primeira tentativa, é preciso fazer o “trabalho de formiguinha” e ser “cabeça dura” para persistir por um tempo, assim realmente será possível notar se existe o benefício no uso da ideia ou da ferramenta.

5. Diálogo

5 dicas para inovar e empreender

Vivemos na era digital, um período também conhecido como Quarta Revolução Industrial, onde temos um mundo mais inteligente e conectado. As ideias, os feedbacks, que ajudam seu negócio a melhorar, só são possíveis se existir o diálogo; ele é uma excelente ferramenta na resolução de problemas e conflitos internos ou externos. O diálogo fortalece as relações, contribui para o crescimento profissional, seja você CEO ou estagiário.

 

Seguindo todas as dicas, você aprenderá não só as atividades citadas, mas sim como as pessoas alcançaram o sucesso no seu âmbito empreendedor e/ou inovador.

 

Cadastre-se na nosso newsletter para receber mais informações de como inovar e empreender.

Equipe Portal de Inovação

O Portal de Inovação é um Sistema WEB oferecido na modalidades SaaS que visa apoiar o processo de Gestão de Inovação das empresas.