Como usar o ambiente de trabalho para estimular a inovação?

Como usar o ambiente de trabalho para estimular a inovação?

Como usar o ambiente de trabalho para estimular a inovação?

Você sabe como estimular a inovação dentro da sua empresa? Essa pode ser uma ação imprescindível para garantir o engajamento no ambiente de trabalho e a aplicação de novas ideias. Além de estimular a inovação em sua empresa, o que vem sendo fundamental para crescimentos e novos modelos de negócios, você passará a contar com uma equipe mais qualificada, engajada e motivada.

Listamos 4 passos para estimular a inovação e aproveitar todas as vantagens do seu ambiente empresarial, confira!

Como usar o ambiente de trabalho para estimular a inovação?

É super importante estimular a inovação dentro das empresas

Promova ações criativas

Além de incentivar o diálogo e o feedback, também é importante pensar em ações criativas que possam estimular a inovação. Gamificação, desafios, ações em equipe, apresentações, palestras, seminários, eventos diversificados, visitas, entre outros.
Também, dentre as ações criativas, demonstre reconhecimento pelos membros da equipe que se destacam. Ou seja, aqueles que oferecem novidades e pensam fora da caixa. Essa é uma ação que mostra que a empresa reconhece os bons colaboradores e ainda inspira os outros integrantes da equipe a serem melhores.

Priorize a coletividade para estimular a inovação

Estimular a inovação em sua equipe também consiste em priorizar o coletivo frente ao individual. Isso significa que os líderes de equipe devem se envolver mais com as equipes, com o objetivo de estimular a integração entre departamentos e profissionais.
Tenha em mente que um time unido, alinhado e que trabalha com o mesmo foco, possui maior probabilidade de solucionar velhos problemas da instituição. É possível que um profissional comece a sugerir uma boa operação e, a partir dela, outros colaboradores possam desenvolver e aprimorar as ideias.

Derrube os muros

Quanto menos barreiras você mantiver em sua empresa, mais você poderá estimular a inovação e mais facilmente alcançará resultados. Organizações muito hierarquizadas, divididas em feudos administrativos e que apostam na postura incontestável dos chefes todo-poderosos, tendem a bloquear a vitalidade e estímulo de suas redes internas. Favoreça o acesso entre as pessoas, especialmente aos melhores líderes com posturas trasformacionais e de maior nível.

Estimule momentos de descontração

Nas empresas onde o trabalho é sempre realizado dentro de atmosfera rígida e ciclos ininterruptos sem válvulas de escape, a inovação se torna mais escassa. Muitas vezes, aquela grande ideia, o ponto de virada na busca por uma solução que vem sendo maturada há muito tempo, aparece em uma situação totalmente alheia à rotina corporativa. Estimular momentos de descontração em espaços desconectados do operacional é também estimular a inovação.

É claro que essas são apenas algumas dicas dentro de várias ações que podem ser aplicadas na sua empresa. Estimular a inovação deve se tornar um hábito e fazer parte do dia a dia dentro dos ambientes de trabalho, promovendo a garantia de melhores resultados.
Que tal receber mais dicas de como inovar? Gostaria de ler mais textos sobre Empreendedorismo e Inovação? É só se inscrever na nossa newsletter para receber sempre os melhores conteúdos de inovação!

Equipe Portal de Inovação

O Portal de Inovação é um Sistema WEB oferecido na modalidades SaaS que visa apoiar o processo de Gestão de Inovação das empresas.