Como Incentivar o Intraempreendedorismo na Empresa?

Como Incentivar o Intraempreendedorismo na Empresa?

Como Incentivar o Intraempreendedorismo na Empresa?

O dicionário Michaelis define empreendedor como alguém que se aventura à realização de coisas fora do comum e que além de ativo e arrojado, também toma para si o trabalho de uma empresa.

Assim, o empreendedorismo precisa de dedicação de tempo e esforço para que a corporação, escritório ou ideia diferente saia do papel. Mas e o intraempreendedorismo, você sabe do que se trata? A palavra é a tradução da expressão “entrepreneur”, que significa empreender internamente.

À medida que as empresas crescem, sua capacidade de inovação tende a estagnar, e funcionários com novas ideias tendem a abandoná-las para perseguirem sonhos em outro lugar. Para lidar com este problema, uma boa estratégia pode ser, dar liberdade aos empregados para inovarem sem sair da empresa, é o chamado intraempreendedorismo.

Como Incentivar o Intraempreendedorismo na Empresa?Muito mais do que receber autonomia e flexibilidade de seus líderes para fazer de uma ideia um produto, o intra-empreendedo precisa ter, para começar, atitude de dono da empresa, com olhos ligados no funcionamento de cada área e em como elas impactam no negócio. Para estimular o intraempreendedorismo, é preciso estabelecer práticas que despertem em seus colaboradores os sentimentos de pertencimento e valorização, de modo que eles se sintam parte das conquistas coletivas. Você pode disseminar essa cultura a partir de algumas ações simples, listamos um pouco delas para você, confira!

 

Indique o caminho

Dar liberdade total aos seus funcionários criativos inovarem pode dificultar a largada do projeto e torná-lo improdutivo; por outro lado, limitar as opções deles pode levá-los a apenas produzir mais do mesmo. Para evitar esses dois destinos, articule uma estratégia consistente com as capacidades da empresa e instrua os funcionários. Dessa forma, será mais fácil estimular o intraempreendedorismo de forma que os projetos sejam mais alinhados com resultados positivos para a empresa.

Defina os objetivos

Para dar um ponto de partida aos seus funcionários, determine o que você almeja alcançar por meio do projeto de intraempreendedorismo. Para facilitar a aceitação desse conceito por parte dos executivos mais conservadores, você pode estabelecer metas de desempenho que possam ser atingidas rapidamente e as torne desafiadoras progressivamente. Com isso, acrescenta-se credibilidade ao projeto.

Delegue

Trabalhar com um líder centralizador pode “matar” o espírito empreendedor de qualquer colaborador. Sendo assim, crie o hábito de delegar as tarefas.

Mantenha-se no papel de mentor da sua equipe, mas dê espaço para que os funcionários possam gerar ideias e assumir responsabilidades. Esse processo é essencial para aumentar a autoconfiança do seu time, de maneira que eles se sintam à vontade para inovar cada vez mais.

Reconheça ações relacionadas ao intraempreendedorismo

O reconhecimento é um fator importantíssimo para que os colaboradores abracem as metas da empresa e queiram criar novas propostas de serviços, produtos ou processos. Portanto, dê destaque para as ideias apresentadas por eles e que tiveram continuidade, mostrando as suas etapas de implantação.

Ao utilizar os projetos desenvolvidos pela equipe, você evidência que ela não está trabalhando em vão, que as suas ideias realmente são úteis e estão contribuindo significativamente para com o crescimento do negócio.

Evolua

Intraempreendedorismo, como qualquer tipo de empreendedorismo, requer capacidade de se adaptar rapidamente. Objetivos e contextos mudam ao longo do tempo, e projeto de intraempreendedorismo, bem como a empresa, deve constantemente se adaptar a essas novas realidades.

Além dessas ações, os colaboradores que trabalham no que gostam e sentem-se confortáveis no ambiente da empresa têm maior facilidade de serem intraempreendedores. Esses são fatores que dão a ele confiança de explorar atividades, propor ideias e implementar projetos novos almejando a inovação sem medo.

Com isso, é importante dar apoio aos profissionais que são potenciais intraempreendedores, resultando em saldos positivos tanto para a carreira dele, como para a equipe e, consequentemente, para a empresa.

O que você achou do intraempreendedorismo? Gostaria de receber mais informações sobre inovação? Inscreva-se na nossa newsletter e acompanhe nossos conteúdos!

Equipe Portal de Inovação

O Portal de Inovação é um Sistema WEB oferecido na modalidades SaaS que visa apoiar o processo de Gestão de Inovação das empresas.