Open Innovation: O que é e como aplicar em seus negócios?

Open Innovation: O que é e como aplicar em seus negócios?

Open Innovation: O que é e como aplicar em seus negócios?

Open Innovation (Inovação aberta) é um termo criado por Henry Chesbrough, professor e diretor da Universidade de Berkeley. Esse termo surgiu como uma forma de ampliar os esforços de inovação para além das fronteiras das empresas, trazendo benefícios incalculáveis para diferentes nichos de negócio.

Open Innovation: O que é e como aplicar em seus negócios?

A Open Innovation pode ser descrita como o processo de inovação no qual indústrias e organizações promovem ideias, pensamentos, processos e pesquisas abertos, a fim de melhorar o desenvolvimento de seus produtos, prover melhores serviços para seus clientes, aumentar a eficiência e reforçar o valor agregado.

Ela é a combinação de ideias internas e externas, como também, caminhos internos e externos para o mercado, de modo a avançar no desenvolvimento de novas tecnologias em produtos e processos.

Nas palavras do próprio Chesbrough, a open innovation é “uma forma mais distribuída e participativa, mais descentralizada, de fazer inovação”. Ele defende que “o conhecimento só é útil quando amplamente distribuído. Nenhuma empresa, não importa o quão capaz ou grande, poderia inovar de forma eficaz por conta própria”.

É possível verificar que existem várias formas de fazer da open innovation uma estratégia empresarial, a seguir, conheça 4 alternativas que podem tornar a sua empresa mais ágil e dinâmica para ser uma referência no mercado:

Crowdsourcing

Open Innovation: O que é e como aplicar em seus negócios?Crowdsourcing acontece quando a empresa obtém serviços, ideias ou conteúdo através das contribuições de grupos variados, via internet.

O mais comum é as empresas criarem desafios online para que os grupos de interesse resolvam, retirando destas contribuições insights para o desenvolvimento de novos produtos e serviços e até melhorias no portfólio que já oferece.

Esses desafios podem ser remunerados (com dinheiro ou outras fontes), ou não, conforme o público-alvo.

Cocriação

A cocriação é uma forma de inovação em que pessoas de fora da empresa – fornecedores, colaboradores, admiradores e clientes – são convidadas a contribuir na invenção ou melhoria de produtos ou serviços. Open Innovation: O que é e como aplicar em seus negócios?

O que diferencia a cocriação do crowdsoursing é o fato de, geralmente, todas as partes cocriadoras dividirem não somente o mérito da inovação, mas também os resultados financeiros obtidos a partir dela.

Novos setores

Qualquer organização sabe que inovar é importante para sobreviver e conquistar mais clientes. Apesar disso, muitos consideram que essa iniciativa deve estar restrita apenas a alguns momentos pontuais.

Por exemplo: uma empresa opta por criar o Dia da Inovação. A medida parece até ser interessante, porém não faz com que a inovação seja uma rotina na instituição. Para isso, uma excelente iniciativa é implantar um ou mais setores que estejam focados em criar novos produtos ou serviços. Open Innovation: O que é e como aplicar em seus negócios?

Além disso, essas novas unidades devem estar abertas ao relacionamento com o público externo (pesquisadores, professores, estudantes universitários, fornecedores e clientes). Afinal, restringir as ideias somente ao ambiente interno limita o debate sobre o desenvolvimento das atividades.

Sistemas de Outsourcing

Já pensou em terceirizar algumas tarefas de sua empresa? Essa prática se chama outsourcing e consiste na contratação de mão de obra terceirizada para executar certas atribuições em uma companhia.

Open Innovation: O que é e como aplicar em seus negócios? Imagine, por exemplo, que a organização tem um setor de call center e você pretende reduzir despesas e diminuir o tempo de atendimento às demandas. Nesse caso, contratar uma empresa para fazer essa atividade pode gerar excelentes resultados em curto prazo.

Isso porque você vai transferir a responsabilidade desse setor para outra instituição e priorizará ainda mais as necessidades do seu negócio. Ou seja, terá mais chances de implantar inovações, fazendo parcerias com diversos grupos do público interno e externo.

Num mundo com informações distribuídas, as empresas não aplicam inteiramente a confiança de seus recursos em suas pesquisas, ao invés disso compram ou licenciam processos de inovação, como patentes, de outras empresas.

A open innovation

Além disso, as invenções internas que não são usadas pelos negócios das empresas, são licenciadas para fora, de forma que outras empresas tenham a oportunidades de utilizá-las. A open innovation se refere assim a um fluxo aberto, no qual os recursos se movem facilmente na fronteira porosa entre empresa e mercado.

Por muito tempo, as organizações guardaram suas ideias e planos para lançamento de produtos e serviços sob sete chaves. Esta realidade mudou muito nos últimos anos, especialmente com a abertura dos mercados e o intenso intercâmbio cultural promovido pela internet. A partir da virada do século XIX, limitar os esforços de inovação somente à comunidade interna pode ser prejudicial para qualquer negócio.

Open Innovation: O que é e como aplicar em seus negócios?A crescente globalização da ciência e da tecnologia e o intenso intercâmbio de informações através da web fizeram com que as empresas entendessem que inovação e colaboração precisam caminhar juntas. Na prática, significa dizer que as organizações devem unir seus talentos internos com os externos, criando caminhos “de dentro para fora e de fora para dentro” para inovar e se destacar no mercado.

Nesse modelo, as organizações fazem parcerias com diversos segmentos para aproveitar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Assim, é possível até que os clientes participem do desafio de desenvolver um novo serviço ou produto. Dessa maneira, a instituição se mostra mais aberta a ouvir sugestões e críticas do público-alvo.

Podemos perceber que a Open Innovation traz às empresas diversas vantagens, indo muito além do desenvolvimento de novos produtos ou serviços. Nos dias de hoje, muitas organizações gastam milhões de dólares em pesquisas e esse gasto pode ser bastante reduzido caso haja uma maior interação com diversos segmentos do público.

Open Innovation: O que é e como aplicar em seus negócios?

Em alguns momentos, o ambiente interno pode inibir a criação de novas ideias por conta de vícios da cultura organizacional e ao aperfeiçoar os serviços, a empresa não apenas conquista mais eficiência, mas também se aproxima do consumidor.

Isso é vital para fortalecer a marca e expandir os lucros, se uma empresa obtém sucesso com a inovação, o valor de mercado tende a crescer. Além disso, o respeito da concorrência e a credibilidade junto aos clientes seguem o mesmo caminho.

Equipe Portal de Inovação

O Portal de Inovação é um Sistema WEB oferecido na modalidades SaaS que visa apoiar o processo de Gestão de Inovação das empresas.