Uma reflexão sobre “Os resultados que a inovação pode trazer para a sua empresa”

Uma reflexão sobre “Os resultados que a inovação pode trazer para a sua empresa”

Uma reflexão sobre “Os resultados que a inovação pode trazer para a sua empresa”

A inovação ainda é algo bastante difuso para as organizações. Algumas delas acreditam que suas atividades, estritamente operacionais, jamais poderão modificar-se e se tornar inovadoras. Do outro lado, algumas outras empresas veem inovação em cada pequeno ato realizado dentro de suas estruturas organizacionais. Ambas certamente estão adotando as posturas que estão aderentes às suas culturas organizacionais, ao absorverem ou não esses novos conceitos.

Como as definições sobre inovação ainda são incipientes, alguns empresários acabam equivocando-se quanto ao seu conceito, ou simplesmente se abstém de tratar do assunto. Esta dualidade traz à tona a necessidade de evolução quanto ao entendimento de métricas e padrões para avaliação do quão inovadora é uma determinada organização, assim como quais são os reais benefícios na adoção desta prática. 

Uma reflexão sobre “Os resultados que a inovação pode trazer para a sua empresa”

O mundo já não trata mais do assunto inovação como algo apenas potencial.

Ela está presente em diversos cenários das nossas relações sociais. A mídia aborda o assunto de forma cada vez mais recorrente, contudo, será que realmente costuma acertar quando produz notícias associando um determinado assunto a algo inovador? Este tipo de questionamento, assim como a possibilidade de que a pauta apresentada esteja se referindo apenas a novas invenções, acaba fazendo com que o empresário acredite que isso seja apenas mais um novo modismo. Movimentos estes por meio dos quais haverá muito mais produção de mídia do que de resultados realmente econômicos.

Partindo disso, é até aceitável que um empresário adote uma postura de menor crédito quanto à inovação, principalmente se sua atividade fundamental é a realização de processos essencialmente operacionais e de menor demanda intelectual. Contudo, este movimento de pluralização da inovação reforça a sua capacidade de modificar diversos paradigmas existentes. Percebemos atualmente, por exemplo, que algumas empresas conseguem atingir faixas econômicas extraordinárias ao reduzir a sua estrutura física em prol da implantação de novos métodos baseados na inovação de processos.

Uma reflexão sobre “Os resultados que a inovação pode trazer para a sua empresa”A gestão da inovação começa a se transformar numa área da administração, por assim dizer, que tem a capacidade de estabelecer processos, métricas, métodos e teorias.

Estas sistematizações são capazes de organizar adequadamente a estrutura de gestão da inovação e, consequentemente, guiar a sua aplicação. A entrada nessa nova área do conhecimento permite aos empresários entender mais adequadamente o que de fato é a inovação. Isto permite que possam realizar, por exemplo, análises de mercado mais aprofundadas sobre a temática e inclusive identificar qual é a postura adotada pelos seus concorrentes neste mesmo contexto. Uma vez que a empresa esteja assimilando tais conhecimentos, certamente a sua posição acerca do tema estará muito mais adequada. Aquele que se distanciar, poderá cometer erros significativos e apenas restará observar os seus concorrentes acelerarem. Assistirá enquanto os outros abraçam novos mercados antecipadamente às empresas que optaram por inovar de forma mais tardia.

Esta análise acerca da gestão da inovação, por meio da qual percebemos empresários que se manterão observadores, assim como aqueles que se permitirão arriscar um pouco mais, é bastante interessante e, inclusive, oportuna. 

É importante essa polaridade para que possamos avaliar de forma mais abrangente aquilo que a atitude inovadora pode nos proporcionar e os resultados que podem ser alcançados por meio dela

Algo que precisa ser claramente entendido é que a inovação não consiste apenas em criar soluções disruptivas que irão mudar todo o mundo. Há também aquela inovação denominada como incremental e que pode produzir pequenas melhorias no ambiente organizacional, trazendo resultados positivos de forma significativa para toda a empresa. Uma vez que os empresários entendam essas particularidades, estarão muito mais aptos a atuar nesse novo cenário e certamente vão superar seus concorrentes com posturas mais adequadas frente a esta nova onda.  

As métricas de gestão da inovação ainda estão no estágio muito subjetivo, realmente. Contudo, elas existem. Porém, ainda não estão claramente definidas e maduras para que todos usuários possam aprender sobre elas tão facilmente. Entretanto, uma vez que os empresários evoluam seus conhecimentos nesta temática, entendam as suas particularidades e apliquem os conceitos de gestão e inovação adequadamente, estes poderão coletar uma série de benefícios já percebidos por outros empresários que já os aplicam. Ao atuar neste segmento, percebe-se claramente que fatores como cultura organizacional, engajamento da equipe e diversas outras métricas apresentam melhorias significativas. É possível entender e fomentar o conceito de intraempreendedorismo, uma cultura de transformar colaboradores em empreendedores. Contudo, é necessário que a empresa adote uma postura mais transparente. Está aí um dos princípios relativos à gestão da inovação que precisa ser aplicado para que os resultados desejados sejam alcançados.

Essa publicação tem o objetivo de trazer à tona muito mais o questionamento sobre as possibilidades de resultados alcançáveis com a Inovação do que de fato apresentá-los.

Pois, cada empresa atua frente a este novo tema de forma distinta, cada empresa tem a sua cultura organizacional, sua história e a sua predisposição ao novo. Talvez, se for produzida uma lista de benefícios da Inovação, esta seja infinita. Assim como, talvez, uma outra lista sobre os benefícios de se manter aderente aos processos clássicos também possa ser bastante extensa. O objetivo aqui é demonstrar que o mercado no qual estas empresas atuam está mudado e a inovação é parte real do dia a dia das discussões operacionais e estratégicas das organizações.

Cabe agora a você como empresário decidir se estará posicionado em prol de investir na evolução da sua equipe para que estejam mais adeptos ao entendimento da Inovação, ou se vocês vão esperar sentados por aquilo que possivelmente os seus concorrentes vão demonstrar como resultados em fatias de mercado as quais eles terão conquistado

Cadastre-se na nosso newsletter para receber mais informações sobre inovação.

Equipe Portal de Inovação

O Portal de Inovação é um Sistema WEB oferecido na modalidades SaaS que visa apoiar o processo de Gestão de Inovação das empresas.